terça-feira, 22 de agosto de 2017

FLÁVIO DINO LANÇA 2ª FASE DO SIM, EU POSSO! E LEVA AÇÕES DO MAIS IDH A ALDEIAS ALTAS

 NO TOTAL, 3.801 ALUNOS, DISTRIBUÍDOS EM 199 TURMAS, ESTÃO MATRICULADOS PARA ESTA FASE DO SIM, EU POSSO.

Na manhã desta segunda-feira (21), o município de Aldeias Altas, na região leste maranhense, recebeu a visita do governador Flávio Dino. Além de realizar a aula inaugural da segunda fase do Programa Sim, Eu Posso!, o governador levou para a cidade diversas medidas que integram o Plano de Ações Mais IDH, iniciativas interligados para o desenvolvimento dos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano do Maranhão.

No total, 3.801 alunos, distribuídos em 199 turmas, estão matriculados para esta fase do Sim, Eu Posso! em Aldeias Altas. O município também participou da primeira etapa, e a meta é erradicar o analfabetismo local.

Estou muito feliz que Aldeias Altas tenha tido um desempenho muito bom no Sim, Eu Posso!. Tivemos uma taxa de sucesso bastante alta e, eu estou aqui exatamente lançando a segunda etapa, porque nós acreditamos que com esse ciclo será possível alcançarmos uma grande meta que nós estabelecemos, que é ter este município como território livre do analfabetismo”, declarou o governador.

Nesta etapa do programa, mais de 20 mil maranhenses, em 15 municípios do Mais IDH, serão contemplados com a jornada de alfabetização que chega aos municípios e povoados e que conta com a parceria do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Fundação Sousândrade, entre outros.

A ação tem impacto direto na vida da comunidade.  "Meu sonho é aprender a ler a Bíblia. A gente fica envergonhado porque não sabe ler", diz Maria Raimunda, nova aluna do Sim, Eu Posso! que agora planeja participar das missas com autoestima e dignidade renovadas.

Enfrentando o problema

Nossa determinação é vencer o analfabetismo, pondo fim a um problema que se perpetuou por anos de descaso. Acreditamos que nossa população possa aprender, possa crescer mais. Por isso, o programa continua”, afirma o governador Flávio Dino.

O Sim, Eu Posso! é só uma parte das ações do governo nas cidades mais pobres do estado, para o qual foram investidos R$ 27.486.051,05, somados os recursos aplicados nas duas etapas do programa.

Por meio do Plano Mais IDH, investimentos começam a chegar a lugares antes esquecidos pelo poder público. São esforços em educação, serviços de saúde, cidadania, saneamento básico, segurança alimentar e desenvolvimento da produção agrícola, entre outros.

Cidades atendidas

Em sua primeira etapa, o Sim, Eu Posso! esteve nas cidades de Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Governador Newton Bello, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Santana do Maranhão, São João do Carú e São Raimundo do Doca Bezerra.

Neste segundo ciclo, o programa estará presente em Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Governador Newton Bello, Santana do Maranhão, São João do Carú, São Raimundo do Doca Bezerra, Lagoa Grande do Maranhão, São Roberto, Afonso Cunha, Marajá do Sena, Santa Filomena do Maranhão, Milagres do Maranhão e Belágua.

Outras ações

Além do Sim, Eu Posso!, outras ações que garantirão oportunidades de desenvolvimento a Aldeias Altas foram levadas pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (21).  Houve a participação na reinauguração do hospital municipal de Aldeias Altas, que foi reformado pela prefeitura e será custeado com o apoio do Governo do Estado. E também a entrega de ruas asfaltadas por meio do programa Mais Asfalto.

Além de Aldeias Altas, nesta etapa do Mais Asfalto, o Governo do Estado em parceria com as prefeituras está beneficiando 100 municípios, alcançando o volume total de R$ 170 milhões em investimentos. Com a primeira fase do programa, foram pavimentados 1.300 quilômetros de ruas e avenidas em todas as regiões do Maranhão. Nesta etapa, foram priorizadas as cidades que ainda não tinham recebido o programa anteriormente.

Já inauguramos escolas aqui, temos uma cozinha comunitária sendo construída, e tem muita coisa feita pelo Governo do Estado aqui em Aldeias Altas, o que é fruto dessa parceria e que temos certeza que quando finalizarmos todas essas intervenções, nós teremos uma cidade muito melhor de se viver em relação a alguns anos atrás”, destacou Flávio Dino.
                              
                              
                              

                                           

Nenhum comentário :

Postar um comentário