Páginas

GOVERNO DO MARANHÃO

domingo, 28 de janeiro de 2018

FAROL DE SABER DE LAGO VERDE É REVITALIZADO PELO GOVERNO DO ESTADO E ENTREGUE À POPULAÇÃO

OS SECRETÁRIOS ESTADUAIS, FELIPE CAMARÃO, DIEGO GALVINO E O PREFEITO DR. FRANCISCO COMANDARAM A SOLENIDADE.

A população de Lago Verde recebeu de volta o Farol do Saber do município, na  sexta-feira (26/01). O espaço, que estava desativado por falta de infraestrutura, foi completamente reformado pelo Governo do Maranhão por meio das secretarias de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e da Educação (Seduc), e ainda recebeu um acervo de 350 novos livros.

Foi assinado um termo de compromisso entre o Governo e a Prefeitura de Lago Verde com o objetivo de garantir o funcionamento do Farol do Saber e atender, por meio do seu acervo e de seus serviços, os interesses da comunidade, colaborando para ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro de forma gratuita.

Veja a galeria de fotos clicando aqui.
A reforma do Farol do Saber de Lago Verde faz parte da ação de requalificação de todos os 118 faróis maranhenses. “Por determinação do Governador Flávio Dino fizemos um levantamento de todos os Faróis do estado e estamos realizando melhorias em todos. O Farol do Saber funcionando representa mais educação e acesso à cultura, ou seja, uma verdadeira transformação social”, pontuou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Com um investimento de R$ 231.399,51, a obra teve duração de dois meses e compreendeu a troca completa de piso, janelas, forro e teto, reforço da estrutura da marquise, reforma do banheiro, pintura total, instalações elétricas e hidráulicas novas, execução de paisagismo externo e recuperação das estantes.

Para o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, um equipamento como este tem um papel de destaque no processo educativo. “A leitura e a formação de leitores são fundamentais para o desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional, e nossa missão é fazer do Maranhão um estado mais leitor”, destacou Felipe Camarão.

A comunidade escolar comemorou a entrega do Farol. “Isso é muito importante. Vamos poder adquirir mais conhecimento por meio do livro e da leitura, fazer pesquisas e nos juntar para fazer trabalho”, declarou a aluna Vanely Ribeiro Araújo, 15 anos, do Centro de Ensino John Kennedy.
O prefeito de Lago Verde, Dr. Francisco, ressaltou a parceria firmada com o Governo. “A entrega dessa importante obra para o nosso município é fruto de uma gestão digna que prioriza o povo, mesmo diante de toda essa crise”, afirmou. 
Marcos Lera Secretário municipal de administração fez um discurso objetivo, destacando os avanços na administração  local dando ênfase a parceria do governo do estado com o município e lembrou o esforço do deputado Glaubert Cutrim e do Ex-Prefeito Gil Cutrim que deram suas parcelas de contribuição para o avanço administrativo de Lago Verde. O secretário fez um breve relato sobre as condições em que receberam o município e hoje Lago Verde vive uma realidade positiva totalmente diferente, Marcos Lera ainda pontuou as inúmeras ações realizadas pelo prefeito Dr. Francisco em todas as áreas do governo finalizou o secretário.  A pós a solenidade o Secretário Marcos Lera convidou as autoridades e foram vistoriar as obras do Mais Asfalto,

Mais investimentos
Farol do Saber de Lago Verde entregue pelo Governo do Estado totalmente reformado. (Foto: Divulgação)


Por ocasião da inauguração do farol, os secretários visitaram as obras do Mais Asfalto que estão em andamento no município de Lago Verde e a escola Centro de Ensino John Kennedy. O secretário de Educação Felipe Camarão anunciou a construção de uma escola digna com dez salas no município, além de reforma em mais duas escolas, o Centro de Ensino Artur Linhares e o John Kennedy.
Faróis do Saber
Em 2016, o Governo do Estado instituiu a Rede Estadual de Bibliotecas Faróis dos Saberes, que estava desativada desde 2013 e foi redimensionada para uma gestão compartilhada pela Sectur e Seduc. Das 118 unidades, 24 ficaram sob responsabilidade da Seduc e 94 passaram para a coordenação da Sectur.
Os Faróis dos Saberes integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão, sancionado pela Lei nº 10.613, de 05 de julho de 2017. Fazem parte do sistema todas as bibliotecas municipais, que hoje somam 158 municípios, além dos 94 faróis dos saberes e bibliotecas comunitárias.

Nenhum comentário :

Postar um comentário