Páginas

GOVERNO DO MARANHÃO

quarta-feira, 6 de junho de 2018

JUSCELINO FILHO PRESIDE EVENTO PARA COMEMORAR 30 ANOS DO SUS E DEBATER A SAÚDE NO BRASIL

O CONGRESSO TEM PAUTADO DE FORMA MUITO ATIVA ESSA DISCUSSÃO, SOBRETUDO A NOSSA COMISSÃO, DADA A IMPORTÂNCIA DESSE TEMA PARA A SOCIEDADE”, DESTACOU JUSCELINO.

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) realizou nesta quarta-feira (6), um Seminário em comemoração aos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e o atual contexto da saúde pública no país. “O SUS foi uma decisão lúcida, corajosa e inovadora”, destacou o deputado Juscelino Filho (DEM-MA) presidente da CSSF e coordenador dos trabalhos no evento, que contou com a presença do Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, de ex-ministros, e de diversos parlamentares.
                                          
 Juscelino lembrou que as reflexões sobre as principais diretrizes de um sistema de saúde universal foram sedimentadas antes mesmo da formulação da Constituição de 1988. “O SUS é um dos filhos pródigos da chamada ‘Constituição cidadã’”, enfatizou. O parlamentar ressaltou a importância do SUS para a população e sua capilaridade no país. “O SUS vai ao Brasil profundo. Há muitos avanços e conquistas, mas ainda existem dificuldades a enfrentar e a superar, que precisam da competência de todos nós e que dependem da generosidade, do espírito solidário e cristão da imensa maioria dos brasileiros”, ponderou.

O deputado maranhense destacou também que um dos grandes debates hoje é, justamente, o financiamento do SUS. “É um desafio considerável oferecer atendimento e serviços de qualidade para a sociedade. O Congresso tem pautado de forma muito ativa essa discussão, sobretudo a nossa comissão, dada a importância desse tema para a sociedade”, destacou Juscelino.

Criado em 1988, no rol da Constituição Federal, o SUS atende hoje mais de 160 milhões de pessoas. São bilhões de atendimentos por ano, divididos tanto em ações, como serviços de saúde. Ela engloba a atenção básica, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica.

Nenhum comentário :

Postar um comentário