segunda-feira, 26 de agosto de 2019

EXCLUSIVO: AGED CAPTURA, MORCEGOS TRANSMISSORES DA RAIVA BOVINA EM OLHO. D'ÁGUA DAS CUNHÃS MA

AO TODO 13 MORCEGOS DA ESPÉCIE   HEMATÓFAGOS FORAM CAPTURADOS NA FAZENDA ONDE  VÁRIOS CABEÇAS DE  FORAM VITIMA DE RAIVA. 
Uma equipe da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), na tarde desta segunda feria (26) iniciou o trabalho de busca por  abrigos e captura de  morcegos hematófagos, transmissor do vírus da raiva bovina, em uma fazenda na zona rural de Olho d’Água das Cunhãs MA. O trabalho foi realizada por uma equipe especializada na captura do animal e contou com o apoio de Everton Veras,  técnico de fiscalização agropecuária, responsável pela unidade da Aged no município. As Equipes do Blog do Antônio Filho e Rádio Redação FM, irão acompanhar o trabalho de captura dos morcegos.
 primeira etapa, foi realizada por volta das 16:h30, os profissionais da aged irão retorna no período da tarde hoje (27) e realizar um novo trabalho de captura dos animais na mesma fazenda e em outras que ficam próximas, todas as fazendas ficam na BR316, trecho dos povoados, Lombada, Taboca, Zé Chicão, Telêmacos, Setúbal dos Barreiros e ainda no Povoado Alto Bonito que pertence ao município de Bom LugarMA.

As ações de busca ativa, cadastramento e monitoramento de abrigos de morcegos acontecem como parte do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH), que padroniza as medidas de controle da doença e promove a capacitação permanente dos profissionais que as executam. 
São com ações como  essas que   a vigilância em propriedades rurais executam um excelente trabalho  de prevenção da raiva transmitida por morcegos hematófagos.

Entenda o caso 

Foi o dono  da propriedade que comunicou á unidade local da aged sobre o caso, desde fevereiro deste ano, cinco animais morreram com sintomas da doença, o sexto animal apresentou o sintomas e responsável procurou, Everton Veras,  técnico de fiscalização agropecuária, o profissional esteve na fazenda dia 05/08,  o animal que apresentava o sintomas de raiva bovina teve que ser abatido, foi retirado o cérebro e encaminhado para exames laboratoriais na UEMA em São Luís MA.
                    
Parte da população olhodaguense, durante a semana, diminuiu o consumo da carne de gado, até nos pontos que vendem o tradicional churrasquinho, amentou  a procura por carne de porco e frango aumentou. 
                                  
A secretaria municipal de saúde está acompanhando de perto e realizando um trabalho em parceria com a Aged e secretaria de estado da saúde através da unidade regional de Bacabal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário