quinta-feira, 22 de agosto de 2019

AGED CONFIRMA CASO DE RAIVA BOVINA EM OLHO D'ÁGUA DAS CUNHÃS MA

O RESULTADO DOS EXAMES LABORATORIAIS, FORAM REALIZADOS PELA UEMA E DIVULGADO DIA 09 DESDE MÊS.
                
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – Aged/MA, confirmou um caso de raiva bovina em uma propriedade na zona rural de Olho d’Água das Cunhãs MA. Foi o dono  da propriedade que comunicou á unidade local da aged sobre o caso, desde fevereiro deste ano, cinco animais morreram com sintomas da doença, o sexta animal apresentou o sintomas e responsável procurou, Everton Veras,  técnico de fiscalização agropecuária, o profissional esteve na fazenda dia 05/08,  o animal que apresentava o sintomas de raiva bovina teve que ser abatido, foi retirado o cérebro e encaminhado para exames laboratoriais na UEMA em São Luís MA.
                        A imagem pode conter: comida
O  resultado deu  positivo e foi divulgado dia 09/08, a aged comunicou, ás secretarias de saúde do município e do estado, ambas estão tomando as devidas providências. Segundo a agend, os animais devem serem vacinados pela 1ª vez com seis meses de vida, uma dose de reforço tem que aplicada quadro semanas depois e consequentemente uma dose por ano. A suspeita que parte do gado na  fazenda onde foi constatado caso, provavelmente não foram vacinado contra raiva bovina. Extra oficialmente a aged foi comunicada que em outros povoados também foram registrados caos de sintomas de raiva bovina.
Na manhã de quarta-feira, uma equipe da secretaria regional de saúde, estive na prefeitura municipal de Olho d’Água das Cunhãs e participaram de uma reunião com a prefeita Viliane Costa, secretária de saúde Laysa Mayara e profissionais da vigilância sanitária, na pauta providências urgentes sobre o caso.

Nenhum comentário :

Postar um comentário