sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

MINISTÉRIO PÚBLICO FISCALIZA TRANSIÇÃO DE PODER NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO

 O OBJETIVO É GARANTIR REGULARIDADE E TRANSPARÊNCIA NAS TRANSIÇÕES, EVITANDO ENTRE OUTROS PROBLEMAS, A INTERRUPÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS.


Promotorias de Justiça de todo o estado adotaram medidas para fiscalizar e garantir uma transição regular da chefia do poder Executivo municipal, nas cidades maranhenses onde houve mudança em razão das eleições. O procedimento segue na mesma linha da orientação expedida pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, no início do mês de novembro.

O objetivo é garantir regularidade e transparência nas transições, evitando entre outros problemas, a interrupção dos serviços públicos municipais. Outra finalidade é orientar a futura gestão para que seja transparente e obedeça aos princípios da legalidade.

Entre as medidas, foi sugerido o encaminhamento de Recomendação destinada aos atuais e futuros gestores, que concede os prazos de cinco dias para a formação da equipe de transição mista e 10 dias para que sejam prestadas informações à Promotoria de Justiça sobre o cumprimento das providências indicadas no documento.

Em caso de desobediência, o Ministério Público poderá adotar medidas extrajudiciais ou judiciais, incluindo assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta e ajuizamento de Ação Civil Pública, para exigir transparência nos processos de transição.

MPMA

Nenhum comentário :

Postar um comentário