ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

sexta-feira, 30 de abril de 2021

PREVENÇÃO AO GLAUCOMA: TRE ADERE À CAMPANHA DO CONSELHO BRASILEIRO DE OFTALMOLOGIA

                  LUZ VERDE NA FACHADA DA SEDE DEMONSTRA ADESÃO.

Durante todo o mês de maio, a sede do TRE-MA terá sua fachada iluminada na cor verde como forma de demonstrar apoio à “Campanha 24 horas pelo Glaucoma”, de incentivo ao diagnóstico e tratamento precoce da doença.

A campanha é promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) com apoio do Conselho Nacional de Justiça e marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, comemorado em 26 de maio, criado por força da Lei nº 10.456/2002.

O objetivo é fazer uma grande mobilização em torno da doença, conscientizando a população para a prevenção por se tratar de uma doença ocular crônica sem cura, mas que, na maioria dos casos, pode ser controlada com adoção de cuidados adequados e contínuos. Os resultados favoráveis do tratamento, porém, estão diretamente relacionados à precocidade do diagnóstico e rapidez na adoção dos recursos terapêuticos para reduzir as chances de perda da visão.

Apontado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a maior causa de cegueira irreversível no mundo, o glaucoma atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão.
Entre as pessoas acometidas pela doença no Brasil, quase a metade desconhece que é vítima do problema. Isso ocorre por se tratar de um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial, fato que eleva a relevância da realização de campanhas de prevenção e conscientização sobre o problema.

Ascom TCE.

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário