domingo, 20 de junho de 2021

AGED REALIZA LEVANTAMENTO FITOSSANITÁRIO NA CULTURA DO ABACAXI EM LAGO DOS RODRIGUES

 DURANTE A FISCALIZAÇÃO, TODOS OS PRODUTORES FORAM ORIENTADOS A FAZER UMA SELEÇÃO CRITERIOSA DAS MUDAS A SEREM UTILIZADAS NO PLANTIO.

 

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) realizou  na última quarta feira (16) um levantamento fitossanitário de doenças e pragas da cultura do abacaxi, em propriedades rurais no município de Lago dos Rodrigues. O município se destaca como maior produtor da região do Médio Mearim, com plantios da variedade pérola.

Os servidores da fiscalização agropecuária da Unidade Regional da AGED de Pedreiras realizaram as atividades, onde abordaram principalmente a prevenção e o controle da fusariose, doença fúngica que ataca severamente os plantios, chegando a causar perdas de 30% de frutos e 20% de mudas.

Durante a fiscalização, todos os produtores foram orientados a fazer uma seleção criteriosa das mudas a serem utilizadas no plantio, a cura das mesmas, ao sol, em local seco, por um período de 2 a 3 semanas e controle da broca dos frutos, que causam ferimentos, facilitando a entrada do fungo, bem como fazer a retirada e queima das plantas e frutos infectados de dentro da área do plantio, dentre outras instruções.

Os produtores foram alertados quanto à aplicação de inseticidas, orientados a fazerem o uso seguro e correto, com uso de EPI completo, realizar a tríplice lavagem das embalagens, inutilização e armazenamento dessas embalagens em local seguro para posterior devolução em postos de recebimento das embalagens vazias de agrotóxicos.

 

Por Suyane Scanssette.

Nenhum comentário :

Postar um comentário