quarta-feira, 30 de junho de 2021

APACITAÇÃO PARA TÉCNICAS DE LOCALIZAÇÃO DE PESSOAS DESAPARECIDAS PASSA DE 800 INSCRITOS NA REDE EAD-SEGEN

 CURSO FOI MAIS UMA ENTREGA DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA NO ÂMBITO DA POLÍTICA NACIONAL DE BUSCA DE PESSOAS DESAPARECIDAS.

Capacitação para técnicas de localização de pessoas desaparecidas passa de 800 inscritos na Rede Ead-Segen.png

Brasília, 29/06/2021 – O curso “Técnicas de Localização de Pessoas Desaparecidas” completou um mês de lançamento na plataforma de Ensino a Distância da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Rede EaD-Segen) e já conta com cerca de 880 profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) inscritos. O objetivo do curso é capacitar os agentes para o enfrentamento ao desaparecimento de pessoas, de forma técnica, organizada e colaborativa.

O curso, lançado no Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, foi mais uma entrega do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no âmbito da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. Nesse sentido, compete à Segen promover o ensino e a capacitação dos profissionais de segurança em diversas temáticas: investigação, busca e localização de pessoas desaparecidas; e identificação de pessoas vivas ou mortas não identificadas, entre outras.

Sobre o Curso

A capacitação é oferecida em três módulos, com carga-horária de 20 horas/aula na modalidade de Ensino a Distância (EaD), e aborda os temas: Introdução ao tema Pessoas Desaparecidas; Ferramentas e Estruturas de Apoio à Localização de Pessoas Desaparecidas; e Desaparecimento: do histórico de caso às diligências.

Ao final do curso, os discentes serão capazes de reconhecer um caso de desaparecido; identificar a importância do tema, suas repercussões e os motivos mais comuns de desaparecimento de pessoas; conhecer as legislações pertinentes; descrever a estrutura mínima para implantação de um Núcleo de Localização de Desaparecidos (NLD) e as entidades de uma rede de contatos úteis para as atividades de localização de desaparecidos; identificar os mecanismos de comunicação, trocas de informações e fontes de consulta para coleta de informações úteis; citar um método para elaboração de histórico de caso; e identificar os ciclos de amizades e contatos do desaparecido que podem auxiliar nas possíveis diligências no processo de localização de pessoas.

Os interessados em participar da capacitação devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) para, em seguida, acessar a Rede EaD-Segen para realizar a inscrição. Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha. As inscrições estão abertas e irão durar enquanto o curso constar na plataforma.

Acesse o curso aqui.


Ministério da Justiça e Segurança Pública

Nenhum comentário :

Postar um comentário