quarta-feira, 23 de março de 2022

PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS ARTHUR LIRA REÚNE COM PREFEITOS MARANHENSES NESTA QUINTA-FEIRA

 NA OPORTUNIDADE, O CONGRESSISTA DISCUTIRÁ PAUTAS MUNICIPALISTAS EM TRAMITAÇÃO NA CÂMARA FEDERAL.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), reúne com prefeitos do Maranhão, nesta quinta-feira (24), na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). 

Na oportunidade, o congressista discutirá pautas municipalistas em tramitação na Câmara Federal, a exemplo da PEC 122/2015, que proíbe a criação de novas despesas aos Municípios sem a indicação da fonte de custeio.

Outra pauta considerada prioritária pelo movimento municipalista nacional e que também será tema do encontro entre Arthur Lira e os prefeitos maranhenses, será a PEC 13/2021, elaborada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), e que retira as penalidades para os Municípios que não atingiram os 25% da Educação em 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Medalha do Mérito Municipalista Prefeita Maria Félix

Na oportunidade de sua visita à Famem, Arthur Lira receberá a medalha do Mérito Municipalista Maria Félix, em reconhecimento do seu trabalho na vocação e aprovação das pautas em favor dos Municípios no Congresso Nacional. Em especial por Lira ter garantido a aprovação do fundo que destinou recursos para o combate à covid-19.

A comanda é uma honraria para aqueles que têm reconhecido trabalho em favor dos Municípios. A Medalha leva o nome da prefeita de Cajari, Maria Félix, que faleceu em outubro do ano passado vítima de um câncer. Maria Félix deixou um legado de luta pela municipalidade e representatividade da mulher na administração municipal.

Outras pautas municipalistas em tramitação na Câmara dos Deputados

- PLS 4576/2021 (Lei das Associações): visa estabelecer um marco jurídico para as atividades das associações de Municípios.
- PEC da redução da alíquota do RGPS:  estabelece alíquota
patronal dos municípios de 11% para o Regime Geral de Previdência

- PL 2.564/2020 (PEC da Enfermagem): impõe uma bomba fiscal para os Municípios ao estabelecer piso nacional único.

Famem.

Nenhum comentário :

Postar um comentário