quarta-feira, 1 de junho de 2022

AGED PARTICIPA DE SESSÃO ESPECIAL NA CÂMARA DE VEREADORES DE BARRA DO CORDA

OS FISCAIS  PRESTARAM INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE SANIDADE DOS EQUÍDEOS E SOBRE A MORTANDADE DE CAVALOS QUE ESTÁ ACONTECENDO NA REGIÃO

A convite da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Corda, a equipe da Unidade Regional da AGED no município participou de uma sessão especial no parlamento para falar sobre a campanha de febre aftosa e sobre o Programa de Sanidade dos Equídeos.

O gestor da UR de Barra do Corda Acioneis Barbosa lembrou aos vereadores e presentes sobre a importância de vacinar os bovinos e bubalinos de todas as idades nessa etapa da campanha que foi prorrogada para até o dia 30 de junho. “A nossa regional é a terceira maior no Maranhão em rebanho bovino e é importante que todos os produtores vacinem seus animais para que possamos avançar o status sanitários do Maranhão, se preparando para fazer a retirada da vacina”, destacou o gestor.

Os fiscais estaduais agropecuários da AGED Adalgoberto Guedelha e Pedro Nolace também prestaram informações sobre o Programa de Sanidade dos Equídeos e também sobre a mortandade de cavalos que está acontecendo dentro da área de atuação da Unidade Regional de Barra do Corda. Segundo os fiscais, que são médicos veterinários, a morte está relacionada ao consumo de um tipo de capim muito comum na região e que quando ingerido pelo cavalo, traz alteração metabólica no animal levando-o a morte. 

Eles esclareceram que a morte dos cavalos não se trata de doença infecciosa e transmissível, mas que os produtores devem ter todo cuidado na hora da alimentação dos animais. 

Em casos de sinais clínicos de doença ou morte de animais é importante que o produtor notifique a AGED para tomar as providências sanitárias cabíveis, especialmente no combate e controle de doenças que atingem os equídeos como Mormo, Anemia Infecciosa Equina (AIE), dentre outras.

Por Suyane Scanssette/Aged MA

Nenhum comentário :

Postar um comentário