sábado, 13 de junho de 2020

ALAGOAS RECEBE R$ 4 MILHÕES DE REEMBOLSO DO VALOR INVESTIDO NA COMPRA DE RESPIRADORES PELO CONSÓRCIO NORDESTE

                           EQUIPAMENTOS FORAM SOLICITADOS EM COMPRA COLETIVA.

Respiradores foram pagos, mas nunca chegaram — Foto: Reprodução/TV Vanguarda
Por G1 AL
O Governo de Alagoas recebeu, nessa sexta-feira (12), o reembolso do valor investido na compra de 50 respiradores para equipar Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) destinadas ao tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19, mas que nunca chegaram ao estado. Os equipamentos foram adquiridos no dia 27 de abril por meio de compra coletiva realizada pelo Consórcio Nordeste e teriam fabricação europeia.
Após denúncias de fraudes na aquisição dos equipamentos, que resultaram na Operação Ragnarok, da Polícia Civil do Estado da Bahia, deputados dos nove estados do Nordeste criaram a Comissão Parlamentar Interestadual (CPI), para acompanhar e fiscalizar as ações do Consórcio Nordeste.
Segundo o Governo de Alagoas, o valor ressarcido foi de R$ 4.662.971,58, referente ao pagamento de 50% do valor que o Estado já tinha feito. Os respiradores deveriam ter chegado há mais de um mês, contudo, nunca foram enviados.
Devido à dificuldade de encontrar respiradores no mercado no momento de enfrentamento à Covid-19, o Estado também decidiu participar da compra.
“Decidimos participar da compra conjunta pelo Consórcio Nordeste, visto que é liderado pelo Governo da Bahia. Entretanto, a compra saiu-se frustrada. Como Alagoas tinha adiantado 50% do valor, nós, da Secretaria Estadual de Saúde, juntamente com o governador Renan Filho, fizemos várias incursões e solicitações ao Consórcio Nordeste pela devolução dos recursos públicos do povo alagoano e hoje, para nossa satisfação, recebemos em nossa conta bancária a devolução dos recursos financeiros referentes à aquisição frustrada de 50 respiradores. Vamos seguir em frente, unidos, afastando a política e priorizando a ciência nesse enfrentamento à Covid-19”, informou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Nenhum comentário :

Postar um comentário