sábado, 1 de julho de 2023

DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS 5G E 6G É TEMA DE REUNIÃO DO MCOM NA FINLÂNDIA

DURANTE O ÚLTIMO DIA DE COMPROMISSOS NOS PAÍSES ESCANDINAVOS, MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES VISITOU O CENTRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO 5G/6G.

Foto: Diego Campos / MCom.

Para ver de perto o desenvolvimento das tecnologias de quinta e sexta gerações de redes móveis na Finlândia, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, visitou a fábrica e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento 5G/6G – Nokia Bell Labs, nesta sexta-feira (30), no município de Oulu. A comitiva brasileira também conversou com pesquisadores do programa 6G Flagship, desenvolvido pela Universidade de Oulu.

Juscelino Filho ressaltou a importância hda tecnologia 5G na atualidade e como ela pode ajudar na inclusão social dos brasileiros. "O presidente Lula colocou a inclusão digital dentro do seu Plano Nacional de Desenvolvimento. Com recursos do Leilão do 5G e do orçamento da União, vamos melhorar a infraestrutura da comunicação do país, expandindo o sinal de telefonia móvel 4G e 5G e, também, expandindo a infraestrutura de banda larga fixa com fibra óptica", explicou o ministro.

Ao visitar a fábrica da Nokia, a comitiva brasileira pôde ver de perto como funciona o 5G na indústria. Quase todos os processos da fábrica são feitos por robôs que "trabalham" em sincronia devido à estrutura de uma rede móvel de quinta geração. Ao visitar o Nokia Bell Labs, Juscelino Filho teve contato com uma enorme infraestrutura de pesquisa para a melhoria da qualidade do 5G e também para o desenvolvimento do 6G.

PESQUISAS - Professores da Universidade de Oulu se encontraram com a comitiva brasileira para apresentar o 6G Flagship, primeiro programa do mundo voltado para pesquisa da tecnologia de sexta geração de redes móveis. Em cooperação com a Nokia, a pesquisa visa criar um know-how futuro e soluções sustentáveis ​​para as necessidades da sociedade na década de 2030. Dentre os estudiosos envolvidos, estão 20 brasileiros que foram para a Finlândia através de parceria da Universidade com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) do Brasil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário