segunda-feira, 21 de abril de 2014

GOVERNO INICIA PAVIMENTAÇÃO DE ESTRADA QUE INTERLIGA A ALDEIA ESCALVADO À MA-272, EM FERNANDO FALCÃO

         MAIS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO NO INTERIOR DO ESTADO
Secretário Silvano Neto com o cacique Raul Kupaku, prefeito Adailton Cavalcante e Hildo Rocha no início da obra na estrada
Fruto da parceria entre o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), e a Prefeitura Municipal de Fernando Falcão, foram iniciados os serviços de pavimentação da estrada vicinal que garante o acesso da aldeia Escalvado, dos índios da etnia Ramkokamekra/Canela, à rodovia MA-272. A tribo indígena é considerada a maior do Maranhão e fica localizada no município.
O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Silvano Neto, e o prefeito Adailton Cavalcante participaram no sábado (19), Dia do Índio, do ato que marcou a colocação do asfalto primário na estrada, que tem aproximadamente 100 km de extensão. Participaram também do evento o cacique Raul Kupaku; o deputado Rigo Teles; o ex- secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha; lideranças da região, como Aristides Milhomem, Zeferino, Moacir e Eli Cavalcante, vereadores e moradores.
Na oportunidade, o prefeito Adailton destacou uma série de obras na localidade. ?Com a pavimentação de mais quatro quilômetros de ruas vamos melhorar a qualidade de vida daqueles que moram na sede. Vamos construir também um centro cultural e várias unidades escolares, além de outras estradas que vão beneficiar o povo do sertão, graças a uma parceria com o Governo do Estado. Falou também que só foi possível a pavimentação da estrada vicinal que liga a sede do município à tribo por causa do trabalho conjunto do município com o governo?.  
De acordo com o prefeito, cerca de 50% da população de Fernando Falcão é constituída por índios. Ele ressaltou, ainda, que essa estrada vai tirar a tribo do isolamento, possibilitando que políticas públicas cheguem na localidade, escoará a produção e dará qualidade de vida à população indígena.
?Esses investimentos só vem reafirmar o compromisso e o respeito que a governadora Roseana tem pela população indígena. Implementando  políticas públicas que garantem mais saúde, educação e, acima de tudo, a preservação de sua cultura?, declarou o secretário Silvano Neto.
?A estrada de acesso já foi iniciada por meio desta bela parceria, o que demonstra a sensibilidade municipalista do governo. A pavimentação melhora o transporte, garante mais rapidez, segurança e qualidade de vida?, afirmou Hildo Rocha.
Na ocasião, o secretário das cidades, Silvano Neto também vistoriou as ruas que serão pavimentadas em bloquete e o local onde será construído um centro cultural para o município. Estas obras fazem parte do programa Viva Desenvolvimento Urbano, executado pela Secid.

Nenhum comentário :

Postar um comentário