quinta-feira, 1 de outubro de 2015

ESCRITOR MARANHENSE LANÇA LIVRO SOBRE O MUNICÍPIO DE BURITICUPU

 LANÇAMENTO AMANHÃ 02/10 EM FRENTE A PREFEITURA DE BURITICUPU
O livro “Buriticupu – sua história, geografia e características gerais – do antigo Projeto de Colonização ao progressista município” registra a trajetória de 42 anos de história desse município maranhense. Em sua terceira edição, o escritor natural de Olho D’água Das Cunhãs-MA, Isaias Neres Aguiar, que reside no município de Buriticupu, rememora com riqueza de detalhes momentos que retratam o surgimento de um projeto pioneiro de colonização no Estado do Maranhão registrado como meta de distribuição racional de terras do governo de Pedro Neiva a partir de 1971. Esta foi a primeira iniciativa de formulação de projeto de colonização, datada de 1971 a 1974. Um dos grandes destaques deste período, ainda inicial, consubstanciado em forma de projeto pioneiro em 1972, foi a origem do nome, herdado pela nomeação atribuída ao Rio Buriticupu pelos índios Guajajara da Terra Indígena Arariboia. 

Naquela época, os índios constataram a existência de muitas palmeiras de buriti e árvores de cupuaçu na região, o que justificou a junção BURITI + CUPU, culminando no nome da cidade que permanece até hoje intitulando o munícipio maranhense. Essa é apenas uma das informações contidas na referida obra, que nos instiga a mergulhar numa viagem para conhecer a história de uma sociedade, de uma cultura, de um munícipio maranhense chamado Buriticupu. Infelizmente, algumas pessoas ainda estão alheias à história do lugar onde vivem, pois se esquecem que são integrantes dessa construção social, cultural, econômica e política. Trata-se de um contexto social específico que traduz a realidade local vinculada a uma história estadual e nacional! Como não fazer parte dessa construção?! Cheguei em Buriticupu no final de 2010 para trabalhar na área de Educação e, desde então, passei a fazer parte da história desse município. 

Lembro que, ao fazer parte da comissão organizadora da Gincana Cultural escolar em 2011, decidimos abordar o tema “Homenagem à Buriticupu” exatamente na data de aniversário da cidade, 10 de novembro. Como foi importante essa atividade e o envolvimento da comunidade escolar e local para conhecer, compreender, respeitar, preservar as raízes e origem deste município, possibilitando a condição de existência e preservação da identidade que, consequentemente, estimula o interesse pela valorização da cultura local. Diante desse enredo, sugiro a leitura dessa obra como ferramenta indispensável para o conhecimento da história do município de Buriticupu, de maneira que o entendimento da origem, raízes e contexto atual revelam a cada leitor a sensação e concretude de que também é um agente participativo desse processo histórico. Raffaelle Andressa dos Santos Araújo Professora IFMA-Campus Buriticupu Autora do livro: A Educação Física na formação inicial

Nenhum comentário :

Postar um comentário