Páginas

GOVERNO DO MARANHÃO

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

DEPUTADOS MARANHENSES COBRAM AUMENTO DO TETO DA MAC DA SAÚDE DO MARANHÃO

O PRINCIPAL PONTO TRATADO FOI O PEDIDO DE AUMENTO DA PER CAPITA NA SAÚDE MARANHENSE

Em reunião no Ministério da Saúde nesta terça-feira (09), parlamentares da bancada maranhense discutiram com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, os índices do Fundo Nacional da Saúde de Média e Alta Complexidade (MAC). Com a presença do secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, os presentes compararam os índices maranhenses com o nacional, onde a diferença da per capita do Maranhão com a média nacional está em -38,24.
O principal ponto tratado foi o pedido de aumento da per capita na saúde maranhense. Segundo os gestores, ainda há uma discrepância muito grande entre os recursos destinados ao Maranhão e ainda de outros estados do Nordeste, como o Piauí e o Ceará.
Foi apresentado e entregue ao ministro, um estudo com a atualização para a recomposição deste fundo. “O Maranhão está sendo penalizado há muito tempo, está muito abaixo da média nacional. O ministro e o secretário nacional se comprometeram em a partir da semana que vem, realizar reuniões técnicas para nos próximos meses tentar equacionar esse índice, fazendo com o que o estado do Maranhão não seja mais tão penalizado como vem sendo” afirmou o deputado Juscelino Filho, coordenador da bancada federal maranhense.
A bancada também estava representada pelo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP) e o deputado Weverton Rocha (PDT). Também estiveram presentes o Secretário de Representação Institucional do Governo do Estado, Ricardo Capelli, os secretários de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, e de São Luís, Helena Duailibe, os deputados estaduais Levi Pontes (PCdoB), Stênio Rezende (DEM) e Antônio Pereira (DEM) que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa maranhense, e os secretários municipais Aíla Maria Freire Silva, de Paço do Lumiar, e de Caxias, Dr. Domingos Vinícius Santos, presidente do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Maranhão).

Nenhum comentário :

Postar um comentário