terça-feira, 14 de março de 2017

BOM LUGAR ADERE AO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

O MUNICÍPIO COM MAIS FORTALECIDO NA POLÍTICA PÚBLICA SOCIAL E ACOMPANHAMENTO ADEQUADO.
Na manha desta terça-feira, a Prefeita Luciene Costa e a Secretária de Assistência Social Amanda Andrade participaram do Lançamento a Adesão do Programa Criança Feliz. A Prefeita junto a Secretária com o objetivo de fortalecer políticas públicas da assistência social, dessa forma se fez presente no encontro para garantir os direitos das crianças de Bom Lugar/MA. A solenidade contou com a participação do Governado Flavio Dino e o Secretário do Desenvolvimento Social Neto Evangelista.
O Município de Bom Lugar se somará ao rol de municípios que se integraram ao Programa Criança Feliz, do Governo Federal, gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

A informação foi dada pela Secretária Municipal de Assistência Social Amanda Andrade.Ela explicou que o programa será operacionalizado pela pasta em parceria com demais organismos que possuem atuação na rede de proteção à infância e adolescência.O Programa, foca nos primeiros 1000 dias de uma criança, serão priorizadas gestantes e crianças de até três anos de idade beneficiárias do programa Bolsa Família, crianças de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as afastadas do convívio familiar por medida protetiva (crianças abrigadas).As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas.Além disso, o programa Criança Feliz integrará ações coordenadas em várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.
O que é o programa Criança Feliz
Esse projeto proposto pela primeira dama Marcela Temer, é um programa que incentiva as famílias a cuidarem melhor das suas crianças, isso acontece através de visitas promovidas por assistentes sociais do Governo Federal, orientado essas famílias de como o tratamento deve ser feito, de como a amamentação deve acontecer e também de algumas dicas de nutrição infantil.
Tudo isso é importante para garantir que essas crianças tenham um crescimento mais adequado, fazendo com que o desenvolvimento infantil seja de melhor qualidade. Isso é fundamental para garantir com que o país se desenvolva com mais qualidade, já que crianças bem alimentadas, nutridas e também aconselhadas, tem uma perspectiva de vida melhor.
Além de tudo isso, esses assistentes sociais também promovem o acompanhamento das vacinas das crianças, assim, caso a família não esteja acompanhando o ciclo básico do SUS, os orientadores dão dicas e falam da importância de manter essas proteções em dia.
O Programa Criança Feliz dá dinheiro?
Não, esse programa não se trata de uma iniciativa de distribuição de renda. Esse programa só busca o acompanhamento das famílias mais de perto através da contratação de mais assistentes sociais. Assim, além de aumentar a fiscalização do programa e combater fraudes do bolsa família, será possível acompanhar e orientar melhor as famílias para que possuam um desenvolvimento humano mais acelerado.
Para que serve o programa Criança Feliz
O programa Criança Feliz serve para que essas crianças, principalmente das famílias mais carentes, tenham um acompanhamento adequado, conseguindo se desenvolver e criar boas raízes.
Pois, muitas vezes, com o pai e a mãe tendo que trabalhar fora, essas crianças ficam sem uma orientação adequada, assim, o programa surge para preencher esse vácuo, o qual, tem uma importância enorme no desenvolvimento dessas famílias.
Por tudo isso, é importante que ele seja aplicado em todos os estados brasileiros, principalmente no Norte do país, local no qual a mortalidade infantil é enorme e a desnutrição nessa faixa etária de 0 a 6 anos acaba sendo um grande problema de saúde público.
Por fim, esse programa serve como amparo para as próprias famílias, que não sabem o que fazer para garantir uma educação melhor para os seus filhos e um desenvolvimento adequado.
Quais são os objetivos
O objetivo principal desse programa é conseguir promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. Isso é possível com visitas periódicas dos profissionais de saúde e da vara da infância na casa dessa população mais carente.

Com esse programa, o Governo espera reverter um pouco o quadro b
Fonte Bom Lugar Informa

Nenhum comentário :

Postar um comentário