quarta-feira, 3 de maio de 2017

AÇÕES DO GOVERNO DO MARANHÃO MARCAM DESENVOLVIMENTO DE BARRA DO CORDA

A CASA DE SAÚDE DE DIVERSAS ESPECIALIDADES TEM CAPACIDADE AMPLA E LOGO NO PRIMEIRO MÊS DE FUNCIONAMENTO ALCANÇOU 2.658 ATENDIMENTOS À POPULAÇÃO.

Os 182 anos da cidade de Barra do Corda, celebrados nesta quarta-feira (3), terá um sabor especial para os moradores do município. As comemorações são frutos do desenvolvimento que vem ocorrendo em diversos setores, como saúde, educação, infraestrutura, cidadania, agricultura familiar, o que tem transformado o presente e o futuro de mais de 86 mil barra-cordenses. Localizada a 440 quilômetros da capital, São Luís, a cidade ficou conhecida como ‘Princesa do Sertão’, uma das maiores cidades do Maranhão, com uma área de  190,339 km².

Dentro da lista de prioridades do Governo do Maranhão, destacam-se, inicialmente, as ações fundamentais para o funcionamento pleno da saúde no município, como a implantação do Centro de Especialidades Médicas de Barra do Corda.  A casa de saúde tem se tornado referência em assistência médica especializada na região centro sul do Maranhão por oferecer consultas, assistência multidisciplinar e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

A casa de saúde de diversas especialidades tem capacidade ampla e logo no primeiro mês de funcionamento alcançou 2.658 atendimentos à população.

Outro destaque foi para área de infraestrutura: o Governo do Estado já entregou à população cerca de 13 quilômetros de pavimentação asfáltica, por meio do programa ‘Mais Asfalto’. Foram mais de R$ 3 milhões investidos na melhoria da qualidade de várias ruas urbanas pelo governo no município.
Paralelamente às melhorias realizadas nas vias dentro do município, está sendo realizada a construção de mais de 50 quilômetros da MA-012, que liga o município a São Raimundo do Doca Bezerra.

Na agricultura familiar, mais ações estão sendo empenhadas, como a Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), prevista para ocorrer nos dias 22 e 24 de junho deste ano. O encontro reunirá produtores rurais no intuito de gerar trocar informações, expor e vender seus produtos, além de participarem de treinamento sobre técnicas para produzir mais e melhor.

Como parte das ações do Governo, foi implantada em Barra do Corda a sede da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp). A regional de Barra do Corda, que compreende a região Médio Sertão, é responsável por prestar assistência técnica em oito municípios: Tuntum, Sítio Novo, Grajaú, Barra do Corda e mais quatro que estão incluídos no Plano Mais IDH, que são Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajaú, Fernando Falcão e Arame.

Para garantir mais cidadania à população, o município foi contemplado com uma unidade do Viva, com atendimento de segunda a sexta, de 8h às 12h. A sede é localizada na Avenida Pedro Neiva de Santana, S/Nº, bairro Altamira – em frente ao Quartel de Polícia. A unidade tem capacidade para mais de 500 atendimentos diários, com 10 postos de serviços e 13 guichês. Na unidade são oferecidos serviços de documentação, como emissão da 1ª e 2ª vida do RG, CPF, Antecedentes Criminais, Carteira de Trabalho, alistamento militar e orientação e atendimento ao consumidor.

Além da população barra-cordense, a unidade do Viva tem capacidade para atender, também, os cidadãos dos municípios de Formosa da Serra Negra, Tuntum, Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, Joselândia, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra e Itaipava do Grajaú.

Nenhum comentário :

Postar um comentário