quinta-feira, 1 de junho de 2017

AGÊNCIA DE RISCO FICHT RATINGS ELEVA NOTAS DA ECONOMIA DO MARANHÃO E VÊ SITUAÇÃO FISCAL ADEQUADA

DIANTE DA GRAVE CRISE FINANCEIRA NACIONAL, O GOVERNO DO MARANHÃO CONSEGUIU CONSTRUIR E MANTER UMA SÓLIDA SITUAÇÃO FISCAL
 
A agência de risco Fitch Ratings elevou duas importantes notas que se referem ao desempenho da economia maranhense. Isso significa mais um reconhecimento da solidez das contas públicas do estado, algo já demonstrado por entidades como a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Banco Central.

A Fitch avaliou alguns cenários em relação à economia do Maranhão. Um dos índices se chama Rating Nacional de Longo Prazo do estado que é, basicamente, a capacidade de honrar os compromissos financeiros. Esta nota subiu de A+ para AA-, com perspectiva estável.

Ou seja, mesmo diante da grave crise financeira nacional, o Governo do Maranhão conseguiu construir e manter uma sólida situação fiscal.

Outra nota do Maranhão que melhorou se chama Perspectiva dos IDRs (Issuer Default Rating - Rating de Probabilidade de Inadimplência do Emissor). Essa passou de BB- Negativo para BB- Estável. Esse índice também tem relação com a capacidade financeira do estado.

A agência diz que a melhora das notas reflete o “adequado desempenho fiscal do Maranhão, mesmo em períodos de desaceleração econômica”.

A Fitch lembra que o Governo do Maranhão lançou o programa Mais IDH para melhorar as taxas de urbanização e saneamento, que têm grande reflexo no desempenho econômico de um estado.

A agência também afirma que o PIB do estado vem crescendo mais que o do país, devido a maiores atividades associadas ao Porto de Itaqui e aos investimentos em energia e mineração.

O Maranhão não sofreu impacto significativo com os apertos de liquidez em 2016, não tendo reportado atrasos nos pagamentos comerciais e aos servidores públicos”, acrescenta o documento. Enquanto muitos estados vêm atrasando ou não fazendo pagamentos, o Maranhão tem pagado os servidores até mesmo de forma adiantada.

Nenhum comentário :

Postar um comentário