quarta-feira, 20 de março de 2024

AGED APURA DENÚNCIAS DE VENDA FRACIONADA DE AGROTÓXICOS EM LAGO DO JUNCO

FORAM APREENDIDOS 16 LITROS DE HERBICIDAS  E O PROPRIETÁRIO FOI AUTUADO.

Por Suyane Scanssette.

A Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão de Pedreiras apurou uma denúncia de venda clandestina e fracionada de agrotóxicos.

Com o apoio da Polícia Militar, a equipe da AGED foi apurar os fatos, após receber a notificação do Ministério Público de que uma propriedade no povoado Lago do Pote, no município de Lago do Junco, estaria comercializando agrotóxicos de modo fracionado, o que é proibido por lei.

O fiscal estadual agropecuário Ricardo Arruda foi quem comandou a fiscalização e encontrou os herbicidas distribuídos em garrafas do tipo pet e tomou todos os procedimentos administrativos, conforme preconiza a lei.

Foram apreendidos 16 litros de herbicidas e o proprietário foi autuado. Os produtos apreendidos foram levados para uma revenda autorizada pela AGED, até que se dê a destinação adequada dos agrotóxicos. A fiscalização foi realizada na última quarta-feira,(13).

A AGED alerta que essa prática de fracionar produtos agrotóxicos é ilegal e está previsto no Art. 18 da Lei Estadual nº 8.521/ 2006. A Lei Federal nº 14.785/2023, no artigo 56, diz que produzir, armazenar, transportar, importar, utilizar ou comercializar agrotóxicos, produtos de controle ambiental ou afins não registrados ou não autorizados tem pena de reclusão, de 3 a 9 anos, e multa.

Além disso, a manipulação de agrotóxicos para comercialização representa um risco para saúde pública e para o meio ambiente. A AGED explica que todo produto agrotóxico deve ter registro na Agência, bem como os estabelecimentos comerciais devem possui cadastro para venda destes produtos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário